sexta-feira, 15 de julho de 2011

Judeus

   Os primeiros judeus chegaram ao Brasil a partir do século XVI. Vieram para cá porque eram perseguidos na Europa, mas continuaram a ser perseguidos aqui.
   A maioria dos judeus se instalou no nordeste e continuaram a seguir suas tradições as escondidas. No final do século XIX ocorreu a primeira imigração em massa de judeus, e no século XX vieram judeus de várias partes do mundo.
   A principal atividade dos judeus é voltada para o comércio, atividades financeiras e profissões liberais. No Estado novo houve o impedimento de judeus fugindo de campos de concentração entrarem no Brasil.
   As famílias judaicas estão mais adaptadas as demais comunidades, na vida social, econômica, política e cultural do país. No judaísmo, só é judeu quem nasce de mãe judia, sendo ela responsável por manter as tradições da família.
   A Bíblia judaica possui três divisões: a Torá, os Profetas e os Escritos e o Talmude. A alimentação proíbe o consumo de carne de porco, moluscos e crustáceos e refeições com misturas de carne e derivados de leite.
   Os judeus comemoram feriados próprios, como o Pessach (páscoa), que é a fuga dos judeus do Egito, onde eram escravos, para a Palestina. Eles também tem uma presença marcante nos negócios, nas finanças, na indústria e na cultura brasileira.